Dicas

Quando alugamos ou compramos uma casa devemos questionar para onde vão os esgotos. E mais se é fossa onde está e quando foi a ultima vez que foi limpa. O serviço de limpeza de fossa não é necessário e deve ser levado em questão no momento da compra ou locação da casa. Outro fator de suma importância e a localização da fossa muitas vezes o prejuízo é imenso para localizar a fossa quebra de piso paredes e o que é pior interdição da casa por não poder usar o esgoto.

Verifique na conta de água a existência ou não de taxa de esgotos. Porem os casos em que a fossa não foi desativada apenas ligada no esgoto publico através de uma caixa de passagem. Outra situação menos comum é a existência da cobrança de taxa de esgotos e sendo que não existe ligação para a rede publica e sim fossa.

“Fossa tem tempo de validade; - A validade de uma fossa depende dos seguintes fatores:

Dimensões internas da fossa;
Tipo de solo (argiloso, arenoso;
Quantidade de banheiros que a casa possui;
Tipo de revestimento interno da fossa;
Existência ou não de uma fossa séptica;

 

REDUZIR OS ENTUPIMENTOS NA PIA

Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o desperdício.

VASO SANITÁRIO

Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).

ÓLEO DAS FRITURAS

Caixas d’água sem manutenção têm grande papel para a disseminação de doenças como a dengue, na medida em que o inseto vetor, o Aedes aegypti, possui predileção por água limpa e parada, encontrando nelas condições favoráveis para a sua reprodução, por isso a importância da higienização e limpeza de sua caixa d’água.
Nunca tente limpar sozinho, porque após a higienização, deve ser feita uma análise bacteriológica, para verificação de suas condições para consumo.

CAIXA D' ÁGUA

O esgoto pode ser transportado para estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos d’água.
O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agentes patogênicos podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras.

ESGOTO

Evitar deixar cair objetos nas tubulações como absorventes, papéis, óleo de cozinha, restos de alimentos, etc, e fazer a raspagem preventiva a cada 12 meses, conforme o caso.

PREVENIR O ENTUPIMENTO

Evitar deixar cair objetos nas tubulações como absorventes, papéis, óleo de cozinha, restos de alimentos, etc, e fazer a raspagem preventiva a cada 12 meses, conforme o caso.

Muitas residências ainda possuem fossas próprias, também chamadas de fossas sépticas, geralmente instaladas em um canto no quintal. São elas que recebem os resíduos domésticos e os transformam em compostos mais simples para serem descartados.

Quem possui uma fossa assim, precisa ficar atento para sua manutenção. Para ajudar, mostramos aqui 8 dicas para limpar sua fossa e garantir o bom funcionamento sem prejudicar o seu cotidiano. Vale lembrar que quando o problema é grave ou você não tem as habilidades necessárias nem o tempo, o ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fossa. Elas possuem equipamentos e técnicos que irão fazer a limpeza completa, resolvendo o problema sem agredir o meio ambiente, usando substâncias especiais no processo. O risco de fazer sozinho quando há algo mais complicado é o de não saber muito bem onde interferir e piorar a situação.

Muitas vezes isso causa a necessidade de trocar toda a tubulação para resolver o problema, deixando todo o processo muito mais caro.

CONHEÇA AS 8 DICAS PARA LIMPAR SUA FOSSA

  1. Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração. Quem pretende seguir as dicas para limpar sua fossa sozinho deve escolher um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo.
  2. O primeiro passo é abrir a fossa para que ela possa “respirar” durante algum tempo – bastam alguns minutos. Atenção: existe gás explosivo acumulado dentro da fossa, por isso, nada de fósforos, cigarros ou qualquer tipo de fogo por perto. O aconselhado é abrir e sair de perto por alguns minutos. Por essa mesma razão, mantenha crianças e animais longe do local enquanto você realiza a limpeza.
  3. Você precisará de uma bomba específica para fluídos, manual, elétrica ou de sucção. Coloque a bomba sobre um carrinho para facilitar o transporte. Também é preciso um local para colocar e transportar e o resíduo retirado.
  4. Observe se a fossa possui uma caixa de inspeção ou um tubo específico para limpeza. Encaixe a mangueira da bomba em um desses dois lugares para começar a limpeza e ligue a bomba. Veja se o resíduo está sendo armazenado no local correto.
  5. Caso você note que os resíduos dentro da fossa estão muito endurecidos, coloque um pouco de água. Use algo apropriado para misturar e amolecer o resíduo. Isso facilitará a limpeza e deixará seu trabalho mais fácil.
  6. Separe os resíduos retirados da fossa. Eles devem ser encaminhados para um local adequado para receber lixo sanitário.
  7. Não retire totalmente os resíduos da fossa. O ideal é deixar aproximadamente 10% cheia para que a fossa possa voltar a trabalhar sem problemas.
  8. Ao terminar o trabalho, lave com cuidado todas as peças que foram usadas no processo e deixe a fossa tampada e o local limpo. Lave também suas mãos muito bem. Bem úteis essas dicas, hein! Mas não se esqueça: se preferir chamar uma empresa especializada em limpeza de fossas, pode contar conosco. Será uma satisfação lhe atender!